Técnica Pomodoro Para Concursos

Estudo

Técnica Pomodoro Para Concursos

Adriano Silva
Escrito por Adriano Silva em setembro 26, 2019
Lista VIP (Só os melhores tem acesso)

Receba Notícias, Dicas e Descontos Exclusivos... Tudo isso de forma 100% Gratuita

Você sabia que 20% da população mundial é formada por procrastinadores crônicos?

São pessoas que adiam realizações em diversas áreas da vida. Podemos afirmar que a procrastinação é um mal do século!

Outra pergunta, você já ouviu falar sobre a tríade do tempo? Então, essa teoria indica que é necessário existir um equilíbrio entre as coisas importantes, circunstanciais e urgentes, ou seja, é uma teoria sobre gerenciamento do tempo.

Antes de continuar, eu te apresento o seu melhor amigo na jornada para ser aprovado: o Guia Prático para Passar em Concursos Públicos em 1 Ano!

Ele tem mudado milhares de vidas de concursandos, os transformando em concursados!

Mude sua história HOJE também!

Vamos desmembrar a tríade!

A esfera da importância é aquela que deve ser priorizada, pois contém as atividades que realmente trazem resultados mais efetivos para a sua vida.

Já na esfera da urgência temos as atividades que não foram programadas e devem ser realizadas imediatamente, pois podem gerar algum tipo de problema futuro. Sabe aquele velho hábito brasileiro deixar tudo para a última hora, então, ele se encaixa na urgência.

Por fim, na esfera circunstancial estão as atividades que você precisa fazer devido alguma situação, condição, ambiente ou outra pessoa, não depende da sua vontade, por isso exige maior preocupação. Lembra daquela visita inesperada? Ela faz parte dessa esfera.

De acordo com a tríade do tempo uma pessoa que tem a esfera da urgência em maior percentagem vive resolvendo crises e apagando incêndios, resultando em muito estresse, cansaço, insegurança e doenças.

Também temos aqueles que são acomodados ou fazem somente o que é socialmente aceitável, esses têm a esfera da circunstância em maior percentagem.

Ou ainda, existem aqueles que apresentam percentagens semelhantes nas esferas urgentes e circunstanciais, são as pessoas que não sabem dizer não e absorvem todos os tipos de tarefas, tornando-se os maiores casos de estresse da sociedade.

Afinal, qual seria a tríade do tempo perfeita? O desafio é manter sua vida baseada nas coisas importantes, bem como tirar das urgências e circunstâncias o poder de influenciar sua vida.

Diante disso, a tríade ideal é 70% na esfera importante, 20% na urgente e apenas 10% na circunstancial. E qual o segredo para isso? Planejamento, planejamento e planejamento! Assim como você deve aprender que dizer não é importante, assuma as responsabilidades por suas decisões e adote uma metodologia eficiente de gestão do tempo.

Você deve estar se perguntando por que comecei o texto falando sobre o gerenciamento do tempo, né? Fique sabendo que a principal dificuldade dos concurseiros de plantão é administrar seu tempo para estudar para concurso todos os conteúdos exigidos.

Diante disso, fique tranquilo, separamos para você uma metodologia muito eficaz, a Técnica Pomodoro.

Confira como a metodologia da Técnica Pomodoro pode te ajudar a ser mais produtivo, se planejar melhor e melhorar o seu desempenho, até passar em um concurso.

O que é a Técnica Pomodoro

A Técnica Pomodoro encontra-se no livro The Pomodoro Technique, ela foi desenvolvida nos anos 80 pelo italiano Francesco Cirillo durante sua jornada de estudos na faculdade, visando equilibrar os estímulos e o descanso do cérebro.

Essa técnica apresenta diversas vantagens, dentre elas a identificação dos horários perdidos durante o dia, organização da rotina de estudos, aumento da disciplina, alivia a ansiedade, aumenta o foco e a concentração por meio da redução das interrupções, aumenta a conscientização das decisões, aumenta a motivação e mantém-na constante, reforça a determinação para atingir os objetivos, melhora o processo de trabalho ou estudo, reforça sua determinação de continuar a aplicar-se em face de complexas situações, entre outros.

Quem pode utilizar essa técnica? Sua principal indicação é para aquelas pessoas que adoram procrastinar ou que não conseguem organizar suas tarefas devido a ansiedade para realizar a entrega, ou ainda, aquelas que apresentam baixa nível de concentração. Nesse caso, podemos destacar os estudantes, profissionais, vestibulandos, concurseiros, jovens que vão fazer Enem, entre outros.

Saiba mais no site oficial do autor (em inglês).

Como funciona a Técnica Pomodoro

Você sabe como funciona a Técnica Pomodoro na prática? É um processo muito simples. Então, vamos ao passo a passo!

  1. Escolher uma tarefa ou conjuntos de tarefas relacionadas aos estudos a serem cumpridas. Como, por exemplo, assistir uma aula, revisar o conteúdo, resolver um exercício, entre outros. Em seguida, deve-se organizar e priorizar essas tarefas das mais difíceis para as mais fáceis.
  2. Definir um dispositivo para gerenciar o tempo, pode ser um celular, um relógio, um despertador, desde que tenha um alarme para controle do tempo.
  3. Iniciar o estudo da primeira tarefa de acordo com a sua prioridade durante 25 minutos (pomodoro). Não esqueça de programar o cronômetro para avisar quando esse tempo finalizar.
  4. Riscar a tarefa da sua lista depois que terminá-la. Assim, você conseguirá visualizar quantos pomodoros foram realizados, quantos faltam e como foi seu desempenho.
  5. Quando o alarme soar faça uma pausa de 05 minutos. Aproveite para tomar água, comer um lanche, ir ao banheiro, conversar, fazer alongamento, entre outros.
  6. Programar novamente o despertador e iniciar a segunda tarefa por mais 25 minutos.
  7. Ao escutar o alarme novamente descanse 05 minutos.
  8. Repetir o processo até completar quatro ciclos ou pomodoros de 25 minutos cada.
  9. Fazer uma pausa maior de 15 a 30 minutos.
  10. Iniciar um novo ciclo de estudos, repetindo os 25 minutos dedicados a tarefa e 05 minutos de pausa até completar 04 sequências.
  11. Repetir o processo até que você conclua os estudos que planejou para aquele dia.

O ideal é fazer apenas uma atividade a cada pomodoro, que não deve ter nem mais nem menos de 25 minutos. Se a tarefa for finalizada antes do tempo, aproveite para revisá-la nos minutos restantes!

Enquanto estiver estudando desative as notificações das redes sociais, bem como encontre um local calmo, pois se houver alguma interrupção, o pomodoro deve ser reiniciado. É interessante criar uma lista de tarefas não planejadas para anotar essas interrupções, visando evitar que elas aconteçam novamente.

É importante fazer o gerenciamento dessas interrupções, que podem ser internas ou externas. As internas dependem de você e as externas dependem de terceiros.

Lembra da teoria da tríade do tempo? Então essas interrupções são representadas pelas esferas da urgência e circunstâncias. Agora que você já sabe o que precisa fazer, está esperando para colocar a mão na massa?

Como aplicar a Técnica Pomodoro para melhorar o desempenho em concursos

Você deve estar se perguntando: como posso aplicar essa técnica no meu dia a dia de estudos?

Fique atento, vou explicar todo o passo-a-passo com exemplos.

O primeiro passo é criar um plano de estudos, para tanto leia o edital e confira quais são os assuntos (disciplinas) cobrados na prova, bem como sua pontuação e número de questões para priorizar a ordem de estudos.

Em seguida, é importante definir quantas horas você vai dedicar por dia para os estudos. Assim como, definir os horários de pausa para alimentação e descanso.

Vamos imaginar que você precisa estudar primeiro sobre os conhecimentos bancários, pois representa 20 questões da prova. Diante disso, você estipulou dez horas para concluir os estudos sobre esse tema, bem como separou em duas horas de estudo por dia.

Utilizando a Técnica Pomodoro em duas horas temos 100 minutos de estudo, ou seja, quatro pomodoros de 25 minutos e 20 minutos de descanso total entre eles. Essa técnica tem eficácia comprovada, então, recomendo que você faça um teste de adaptação, tenho certeza que conseguirá os resultados esperados.

Por fim, gostaria de compartilhar algumas dicas que podem ajudar nos seus estudos, é importante acompanhar as atualidades em jornais, revistas, internet e televisão, fazer simulados e resolva exercícios similares com a futura prova, assistir vídeos na internet ou ler livros que possam complementar seus estudos, procurar cursos preparatórios confiáveis, adquirir material didático específico para o concurso, fazer anotações, resumos e mapas mentais, entre outros.

Agora tenho certeza que você conseguiu compreender a relação entre a tríade do tempo e a Técnica Pomodoro. Lembre-se de priorizar sempre as coisas importantes da vida, seja no trabalho, no estudo ou no dia a dia.

Assim como aplique a Técnica Pomodoro sempre que for necessário. Boa sorte nos futuros concursos!

E aí,

Comentá aí o que você achou desse artigo!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *