Quantas Horas Estudar Por Dia Para Passar Em Concursos

Estudo

Quantas Horas Estudar Por Dia Para Passar Em Concursos

Adriano Silva
Escrito por Adriano Silva em outubro 28, 2019
Lista VIP (Só os melhores tem acesso)

Receba Notícias, Dicas e Descontos Exclusivos... Tudo isso de forma 100% Gratuita

Nesse artigo você vai aprender o que levar em conta na hora de estabelecer quanto tempo vai precisar dedicar diariamente, a fazer o cálculo e um esquema de progressão de tempo de acordo com a proximidade da prova. Leia e confira!

Uma das maiores dúvidas de quem irá prestar uma prova de concurso é quantas horas por dia é necessário se dedicar para passar. Com os afazeres do dia, trabalho, necessidade de descanso e tudo mais, isso se torna uma grande preocupação.

Seja por necessidade de encaixar os estudos na rotina, medo de ficar para trás, de se dedicar menos do que deveria ou demais (em um exagero improdutivo). Ou mesmo porque quer saber se terá tempo para. Essa é uma dúvida cruel para os concurseiros.

No entanto é importante dizer que essa resposta  para ela varia de acordo com a dificuldade do concurso, nível exigido, tempo que a pessoa está afastada dos estudos, capacidade de concentração e organização. Além disso a rotina diária é outro fator a ser considerado.

Pesquisando por aí, facilmente você irá encontrar números exatos como “passe em concurso estudando apenas 3 horas diárias” ou ouvirá aquele amigo falar “basta estudar X horas”, afinal para ele essa fórmula funcionou.

A média estipulada por diversos professores é cerca de 6 horas diárias. Mas é importante dizer que isso tudo é APENAS UMA MÉDIA, calculada sem levar em conta variáveis pessoais e, por isso, não funciona para todos.

Podemos dizer então que não se pode calcular um número exato que serve para todos, mais levando em consideração alguns fatores importantes, você pode fazer uma estimativa de quanto tempo funciona para você.

Com esse objetivo esse artigo vai te ajudar a entender quais fatores devem ser levados em conta e como fazer o cálculo de tempo necessário para você.

Para que essas horas não sejam pesadas, você precisa de um bom curso online para seus estudos. E eu venho te apresentar a solução: A Gran Cursos Online, uma das maiores plataformas de cursos online do Brasil.

Sério, tem de TUDO lá, todas as carreiras, concursos, materiais GRATUITOS e muito mais!

Eu ainda consegui uma condição especial para a assinatura ILIMITADA

clicando aqui para conferir

Bora pro que interessa agora!

O que levar em consideração em relação a rotina na hora determinar quantas horas estudar por dia

Você deve se perguntar porque algumas pessoas estudam 12 horas por dia e ainda sim não conseguem passar. A realidade do dia a dia leva a muitas distrações, dessa forma mesmo que a pessoa fique 12 horas naquela função, pode ter muitas pausas ou não estar inteiramente lá.

Também há pessoas que tem uma dificuldade natural de concentração e a consequência disso tudo é pouca qualidade no estudo e muito pouco conteúdo absorvido a cada hora.

Existem algumas coisas que influenciam diretamente nisso, que é o trabalho, os afazeres e o descanso. Então vamos ver cada um separadamente.

Rotina de trabalho

O trabalho ocupa boa parte do nosso tempo, oito horas ou mais só de serviço, deslocamento e tudo mais. É muito tempo para levar em conta, então se você não tem liberdade para tornar esse horário flexível, terá que adaptar rotinas a ele.

Desde preparar comidas em casa, para não precisar sair para comer e, assim, usar o tempo de almoço para estudar, tentar estudar no transporte de ida e volta, até separar um horário antes ou depois do trabalho para total concentração.

Ou seja, para quem trabalha, a regra é aproveitar cada minutinho ao máximo.

Leia também: Técnica Pomodoro para concursos

Realidades pessoais

Cada pessoa tem uma realidade de vida diferente, trabalho ou aulas extras (idiomas, artesanato, gestão e liderança e outros), academia, reuniões de alguma associação, grupo ou mesmo o cuidado diário com filhos ou pais doentes, são muitas a variáveis na rotina de cada um.

Esses fatores devem ser levados em conta na hora de você estabelecer um horário para estudar. E infelizmente, VOCÊ TERÁ QUE ABRIR MÃO DE ALGUMAS COISAS.

Obviamente não é uma tarefa fácil.  Então para fazer isso, a dica é fazer uma lista do mais importante e imprescindível em forma decrescente (ex: 1º – filhos, 2º – aulas, 3º – academia 4º – reuniões) e se precisar de tempo, vai cortando os últimos.

Você não vai precisar de deixar de fazer tudo, existem coisas que são importantes demais, ou não podem parar nem por um tempo, mas vai precisar fazer escolhas, se tiver a rotina muito lotada. O segredo é se planejar.

Leia o Artigo: O Melhor Plano de Estudos Para Concurso

Necessidades de descanso

Nada mais básico na hora de estudar para passar em uma prova de concurso do que respeitar as horas de descanso e relaxamento. Sendo essas horas tão importantes quando as de estudo. Inclusive pesquisas científicas na área provam e comprovam que um boa noite de sono após estudos ajuda a reter memórias

Ou seja, se você não dorme bem, não aprende bem. Inclusive, dormir um pouco, logo após estudar, ajuda a fixar o que você acabou de aprender. Além disso é muito importante relaxar para conter o estresse, investir em atividades relaxantes.

Relaxar é imprescindível pois o estresse e a ansiedade afetam de forma significativa habilidades cognitivas como aprendizado, atenção e memória. Por isso, inclua atividades relaxantes nos seus estudos. Desde meditação ou alongamento, até um pedaço de filme ou capítulo de uma série a cada 3 horas.

Um cérebro cansado ou estressado não aprende, não adianta insistir! Por isso é importante sempre ter em mente que mais importante que o tempo de estudo é a qualidade de aprendizado e todas essas dicas ajudam nisso.

O que levar em consideração em relação a prova na hora de determinar quantas horas estudar por dia

Outros pontos a serem considerados são os relativos à prova, sua dificuldade, seus tipos de matéria e quanto tempo falta para o dia. Tudo isso vai influenciar na conta de quanto tempo dedicar diariamente.

Médio ou superior

Existem cálculos específicos para fazer uma média para provas que de nível médio e superior. É claro que é apenas uma média. Mas sem ignorar as variáveis explicadas nos capítulos anteriores, pode te ajudar a ver se está no caminho certo.

No geral as provas para nível médio exigem a metade do tempo de dedicação do que as de nível superior, óbvio que isso não se aplica para todas. Uma estimativa comum  de tempo mínimo para concursos de nível médio é 4 meses, já para os de nível superior 8 meses.

Muito ou pouco tempo longe dos estudos

Se você está muito tempo longe dos estudos e tem matérias muito específicas no seu concurso terá que dedicar o dobro do tempo de quem está mais “fresco” nos estudos e tem uma memória mais recente daquelas matérias.

Comece pelo básico e veja muitos vídeos de apoio. Mas se você saiu dos estudos recentemente, busque coisas que refresque sua memória e aprofunde o conhecimento.

Exatas ou Humanas

Esse tópico não vai determinar só quanto tempo estudar, mas como estudar.

Nas exatas você terá que priorizar os exercícios, pois só assim vai aprender e memorizar o estudo. Então tente achar provas anteriores e apostilas que tenham o tipo de exercício da prova e faça uma conta de quantos exercícios você tem que fazer por dia para terminar todos a tempo. Divida dentro do seu prazo.

Na de humanas, que geralmente tem muita leitura, verifique quantas páginas você consegue ler por dia sem perder a qualidade de absorção de conteúdo. E faça uma contagem de tempo levando em conta isso.

Entre humanas e exatas, se tiver bastante meses até a prova comece pela que tem mais facilidade. Depois dedique todo tempo a que precisa mais de atenção sua. Se tiver pouco, faça o contrário. Estude a que tem dificuldade, com o tempo que sobre a que é mais fácil.

Quanto tempo falta para prova

O tempo que falta é crucial para determinar as horas de estudo, para isso há um esquema de avanço de tempo gradativo muito simples levando em conta cada etapa. Mais é apenas uma dica. Por exemplo:

Se já sabe que aquele concurso vai pintar, só não sabe quando, vá estudando umas duas horinhas por dia. Quando o concurso for anunciado, aumente para três. Quando eles anunciarem a data de publicação do edital, comece a se programar e dedicar de quatro a cinco horas. Já quando o edital for publicado, aí dedique todo tempo que tiver.

Mas não esqueça, dia da prova não é hora de estudar. O recomendável é parar de dois a três dias antes e fazer algo relaxante. E na noite anterior, durma muuuito bem.

Conclusão

Resumindo, para fazer um cálculo médio você precisa saber quanto tempo falta para prova, quantas horas por dia você tem e qual é o seu ritmo. Pensando nisso um cálculo médio poderia ser:

Para nível médio

10 horas diárias por 2 meses.

Ou

6 horas durante 4 meses.

Ou

3 horas diárias durante 8 meses.

Para nível superior

10 horas diárias durante 4 meses

Ou

6 horas durante 8 meses

Ou

3 horas diárias durante 1 anos e 4 meses

Obs: E acrescente ou diminua 25% de tempo caso seu ritmo de absorção seja muito lento ou muito rápido, seu frescor nas matérias esteja alto ou baixo e seu nível de concentração seja bom ou ruim, respectivamente.

Como pode ver, tudo vai depender de quanto tempo diário você tem e quanto tempo para prova falta, além de todas as outras variáveis citadas como tempo qualitativo e descanso.

Fora o fato de que você precisa de um bom curso online, para fazer com que essas horas sejam bem mais leves!

E não se esqueça, a sua melhor solução é o Gran Cursos Online!

Esperamos que o artigo tenha te ajudado a ter uma noção e criar seu próprio planejamento particular de estudo. Bom estudo e boa prova!

E aí,

Comentá aí o que você achou desse artigo!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *