O Melhor Plano de Estudos Para Concursos

Estudo

O Melhor Plano de Estudos Para Concursos

Adriano Silva
Escrito por Adriano Silva em agosto 20, 2019
Lista VIP (Só os melhores tem acesso)

Receba Notícias, Dicas e Descontos Exclusivos... Tudo isso de forma 100% Gratuita

Estudar para um concurso não é fácil, mas pra isso, precisa-se de um plano de estudo bem eficiente.

Montar um plano de estudos é o primeiro passo para começar a estudar, ajudar a manter o foco e a organização para que o objetivo seja alcançado.

O plano de estudos é muito utilizado por quem estuda para concursos.

E um bom plano de estudos não é nada sem um bom guia para seus estudos…

Por isso eu te apresento o Guia Prático par Passar em Concursos em até 1 Ano! Com ele você vai ter as melhores dicas da Internet para passar em qualquer concurso.

Milhares de alunos já vieram comentar comigo que o Guia Prático é um divisor de águas!

Não perca tempo, clique aqui, e comece hoje mesmo sua jornada para ser um Concursado de Sucesso!

Organização

Mantenha sempre a organização dos seus estudos e do ambiente onde você está estudando. Separe um para que possa se organizar melhor. E anote tudo que for estudado durante a semana.

Separe horários

A separação de horários é muito importante em um plano de estudos. Monte uma planilha com os seus horários disponíveis, ou seja, de acordo com a rotina que você leva.  

E quantas disciplinas consegue estudar nos dias selecionados, separe mais horas de estudo para as disciplinas que tem mais dificuldade.

Foco

Dedique todo aquele tempo disponível para estudar, mantenha o foco nos estudos para que seja produtivo e eficiente. Desligue todas as distrações para um melhor rendimento.

Uma dica é procurar lugares silenciosos, e de preferência que seja sempre o mesmo lugar. A internet pode te ajudar a estudar, mas tome cuidado para não desviar o foco.

Planilha de estudos

Crie uma planilha com as disciplinas que vai estudar e com quais dias vai se dedicar. É importante anotar as disciplinas que serão estudadas, isso ajuda na organização dos estudos e do horário.

Prioridades

Se você quer passar no concurso, precisa definir estudar sua prioridade. Para que os seus estudos sejam eficientes e encaixem na sua rotina é importante manter sono em dia, boa alimentação e fazer exercícios, isso vai te ajudar a manter motivação para estudar.

Metas

Estabeleça metas de estudo, assim, pode ficar mais fácil o seu plano de estudos.

Tenha em mente quanto tempo você aguenta estudar diariamente. Você pode começar a definir metas pelas disciplinas que tem mais facilidade.

Estabelecer metas pode te ajudar na organização dos seus estudos, você pode criar metas  diárias ou semanais, isso vai de acordo com a sua rotina.

Ciclo de Estudos

Você também pode criar um ciclo de estudos que funciona da seguinte maneira, você estuda cada uma das matérias do edital.

O ciclo termina quando você terminar de estudar cada uma das partes, depois disso cria-se outro ciclo.

Nessa técnica não é necessário definir horários, você pode estudar uma parte em um dia, e se não conseguir terminar, continua no outro.

Para se organizar melhor, você pode criar tabelas e planilhas com as matérias e o tempo em que vai estudá-las.

Um dos benefícios do ciclo de estudos é que você consegue estudar todas as matérias, e também pode recuperar os outros conteúdos. Você pode montar seu ciclo de estudos em cinco partes:

  • Definir quantas disciplinas irá estudar.
  • Fazer uma análise do nível de dificuldade ou facilidade que você tem em cada disciplina.
  • Separe as disciplinas.
  • Defina uma tabela com cada conteúdo e o tempo que você vai se dedicar a cada um deles.
  • Faça uma revisão final.

Você pode optar pelo plano de estudos tradicional ou o ciclo de estudos, isso depende de qual você tem mais facilidade.

Vantagens e Desvantagens

Se você tem uma rotina pesada, o plano de estudos é uma ótima estratégia. Com isso, a sua concentração aumenta e seu rendimento também.

Uma desvantagem do plano de estudos é reorganizar a sua rotina. É importante que você crie uma certa disciplina para estudar. Se dedique nos seus tempos vagos durante o seu dia.

Se dedique aos estudos, seus resultados só dependem de você. Não esqueça de separar um dia na semana para descansar, é preciso estar bem para o rendimento dos seus estudos.

E aí,

Comentá aí o que você achou desse artigo!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *