Noções De Informática Para Passar Em Concursos

Estudo

Noções De Informática Para Passar Em Concursos

Adriano Silva
Escrito por Adriano Silva em outubro 28, 2019
Lista VIP (Só os melhores tem acesso)

Receba Notícias, Dicas e Descontos Exclusivos... Tudo isso de forma 100% Gratuita

No artigo abaixo você irá ver alguns dos conceitos mais importantes e que mais caem em concursos, além de ótimas dicas. Leia e aprenda!

Nos dias de hoje os computadores e dispositivos eletrônicos já fazem parte do nosso dia a dia e cotidiano, algumas vezes parecendo ser inclusive parte de nós.

Estamos quase o tempo todo ligados na internet, mandando e recebendo mensagens, acompanhando notícias e produzindo conteúdo. Tanto na hora do lazer ou do trabalho, a maioria das pessoas está lá.

Exatamente por esse motivo as pessoas costumam subestimar o estudo desses conceitos na hora de estudar para concursos. No entanto na maioria das vezes esse conhecimento prático do dia a dia não é suficiente e as pessoas costumam ir mal na prova.

A maioria das provas pede conceitos básicos, mas são justamente eles os responsáveis por dar uma rasteira nos concurseiros na hora da prova.

Mas não criemos pânico, esse artigo vai listar as principais noções  que você precisa aprender para tirar de letra as questões de informática nos concursos.

Mas antes, quero te falar uma coisa rapidinho…

Você já conhece o Guia Prático para Passar em Concursos Públicos em 1 Ano? Se não, eu recomendo demais que você faça isso agora mesmo.

Porque foi nele que milhares de alunos encontraram a resposta para suas dificuldades nas provas.

Sério, é o curso mais completo que eu já vi!!

Clica aqui para conhecer

Agora, bora pro conteúdo!!

O que é informática?

A Informática é a ciência que estuda os meios de armazenamento, transmissão e processamento das informações, tendo como seu maior propulsor e concretizador, um equipamento eletrônico chamado computador.

Computador é o nome dado a um dispositivo eletrônico que armazena, processa ( calcula) e recupera informações. Segundo o dicionário é a máquina destinada ao processamento de dados, capaz de obedecer a instruções que visam produzir certas transformações nesses dados para alcançar um fim determinado.

Agora que você já sabe a definição oficial para internet e computador, elementos que você usa tanto, vamos as noções básicas mais comuns em concursos. Mãos à obra!

Hardware

O hardware é a parte física do computador. Dividido em gabinete, CPU, monitor, teclado e mouse.

Gabinete

O gabinete é a parte mais importante de toda a peça. É dentro dele que ficam os componentes que processam a informação. São esse componentes que formam o computador propriamente dito, como as memórias, o processador e o disco rígido, todos eles estão direta ou indiretamente ligados à placa mãe.

A placa mãe é uma placa de circuitos que recebe o processador, as memórias, os conectores de teclado, mouse e impressora, e muito mais. O processador é o cérebro do computador, ele reconhece o comando e processa a informação.

Existem alguns tipos de memórias na placa mãe. A memória RAM é onde ficam guardadas as informações enquanto estão sendo processadas, ou seja, o que está sendo apresentado no monitor está na memória RAM.

A memória em cache serve para que o acesso a RAM seja mais veloz. A partir da primeira vez que a informação é acessada pela RAM, estará na Cache. Dessa forma, sempre que precisar, vai buscar lá.

Já o disco rígido é onde as memórias são gravadas permanentemente e ficam disponíveis para serem acessadas depois. O disco rígido é mais conhecido como HD e pode ser expandido por dispositivos externos.

Monitor

O monitor é a tela do computador. Um periférico de saída onde a gente vê tudo que está acontecendo, ou melhor, as respostas que o computador nos dá.

Teclado

O teclado é um periférico de entrada, que nos dá a possibilidade de operar o computador digitando nas teclas.

Mouse

O Mouse é outro periférico de entrada. Ele nos ajuda a selecionar os itens na tela e dar comandos, assim oferecendo comandos.

O esquema de operação pode ser explicado, simplificadamente, da seguinte forma:

A através de um dispositivo de entrada (teclado, um mouse, um scanner ou uma câmera, entre outros) a informação é inserida no computador e segue direto para o processador, que reconhece a informação e a guarda na memória RAM e, em seguida, joga-a no monitor.

Software

É a alma do computador ou a mente dele. O hardware é a parte física, a máquina, já o software é o conjunto de aplicativos que fazem com que a máquina funcione, lógica. Ele dá as ordens que o computador executa.

Desde um programa de animação, um antivírus para proteção, um editor de texto a uma simples calculadora. No entanto o mais importante para o funcionamento de um computador é o Sistema Operacional.

Sistema operacional

É o principal software  de um computador e faz o dispositivo funcionar. Faz com que os programas existentes no computador operem administrando-os.

Os principais sistemas operacionais e  que mais caem em prova são o Windows (muito utilizado) , MacOS e Linux (sistema gratuito). Já em celulares são o Android e o iOS.

O sistema operacional Windows é um programa fabricado para Computadores PC (o formato de computadores mais comum) pela Microsoft, uma empresa americana, comandada por Bill Gates (aquele homem bem pobrezinho…).

O Windows possui algumas características que devemos levar em conta para o concurso, pois é quase certo que se toque neste assunto:

O Windows é Gráfico: Significa que ele é baseado em imagens, e não em textos, os comandos não são dados pelo teclado, decorando-se palavras chaves e linguagens de comando, como era feito na época do DOS, utilizamos o mouse para “clicar” nos locais que desejamos.

O Windows é multitarefa preemptiva: Ser Multitarefa significa que ele possui a capacidade de executar várias tarefas ao mesmo tempo, graças a uma utilização inteligente dos recursos do Microprocessador.

Por exemplo, é possível mandar um documento imprimir enquanto se altera um outro, o que não era possível no MS-DOS. A característica “preemptiva” significa que as operações não acontecem exatamente ao mesmo tempo, mas cada programa requisita seu direito de executar uma tarefa, cabendo ao Windows decidir se autoriza ou não.

Ou seja, o Windows gerencia o tempo de utilização do processador, dividindo-o, inteligentemente, entre os programas.

O Windows é 32 bits: Significa que o Windows se comunica com os barramentos e a placa mãe enviando e recebendo 32 bits.

Então busque se aprofundar nos conceitos, características e comandos deles.

Aplicativos

Os aplicativos são softwares que desempenham tarefas específicas, são muitas essas tarefas. Edição de texto, reprodução ou produção de música, confecção de planilha, reprodução ou edição de imagens e muitas outras.

Alguns comuns são aplicativos: Word, Excel, Windows Media Player etc. No entanto os que mais caem na prova são os aplicativos de escritório, como editores de planilha, editores de apresentação e processadores de texto.

Então, caso ainda não tenha acesso ao edital, dê preferência para estudar o funcionamento do Windows e os do Linux, pois são os que mais costumam cair nas provas.

Atalhos

Os atalhos de teclado são outra coisa muito cobrada nos concursos. Eles são teclas que quando apertadas ao mesmo tempo ativam uma função. São muitos os atalhos, alguns dos mais comuns são o Control e C para copiar, o Control e V para colar, o control e A para selecionar e o control e Z para desfazer a última ação.

Mesmo que alguns mudem de acordo com o programa, muitos se mantém os mesmos. E é bom estudá-los.

Utilização de email

O E-mail, conhecido como correio eletrônico, é o sistema que permite que cada usuário da Rede possua uma “caixa-postal”. Ou seja, um lugar onde ele recebe eletronicamente as mensagens enviadas a eles por pessoas físicas ou jurídicas. Cada caixa postal é única, ou seja um endereço particular.

Os provedores de email mais conhecidos são o Gmail, Outlook, Yahoo e UOL. Com essa identidade você se cadastra em redes sociais e sites.

Aprender nomenclaturas, como utilizar o email e seus comandos principais é necessário para uma prova de concurso.

Navegadores

Navegadores são aqueles programas por onde você acessa a internet. Lá você digita um endereço eletrônico na barra e é direcionado para a página correspondente a ele. Navega por toda a rede. Os navegadores mais usados são o Google Chrome, Internet Explorer, Firefox.

Esses navegadores costumam ser os mais cobrados em concursos, então não deixe de estudá-los.

Conclusão

O conteúdo acima tem o objetivo de te guiar e te dar um norte, um ponto de partida para os seus estudos. Se aprofunde e não esqueça de ler atentamente o edital. É lá que sairá o seu guia para saber exatamente o que deve buscar de conteúdo.

Ler o edital é importante para não perder tempo se focando em coisas que não vão cair e poder usá-lo todo entendendo tudinho do que a prova irá te exigir.

Apenas fique ligado para não utilizar material de estudo ultrapassado, como a tecnologia muda constantemente e em uma velocidade enorme, algumas vezes um conteúdo do ano passado não serve mais hoje. Fique atento às mudanças e coisas novas!

E o mais importante: Utilize a teoria e a prática para aprender. Leia todo conteúdo disponível em PDF’s, apostilas, livros, vídeos, áudios e os aplique no seu computador, essa é a melhor forma de fixar o conteúdo.

Agora que você já aprendeu um pouco mais sobre algumas noções básicas de informática para concurso. Bom estudo e boa prova!

E aí,

Comentá aí o que você achou desse artigo!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *