Ideias para ganhar dinheiro enquanto estuda

Antigamente, os estudantes frequentavam apenas universidades públicas em tempo integral e eram sustentados pelos pais. Agora existem alunos também em instituições de ensino privadas, especialmente devido aos incentivos governamentais. Assim como esse novo perfil de aluno precisa ajudar nas despesas de casa, ou ainda, na compra do material didático, alimentação, transporte, entre outros.

Infelizmente, muitos desses estudantes não possuem trabalho formal, seja devido a jornada integral de estudos ou pela falta de oportunidade. Mas, como ganhar dinheiro enquanto você estuda? Já pensou nisso? Enquanto falamos sobre esse assunto, tenho certeza, que a primeira opção que veio na sua cabeça foi o estágio remunerado.

Na verdade, existem diversas formas criativas para ganhar renda extra enquanto você estuda e quem sabe até conquistar a independência financeira. Para tanto, é importante que o estudante verifique sua disponibilidade de tempo livre para que o trabalho não atrapalhe seus estudos, bem como deve escolher uma atividade de acordo com os seus conhecimentos e habilidades.

Ele também precisa ser responsável e disciplinado, ou seja, deve elaborar o planejamento e o cronograma das suas atividades, gerenciar o fluxo de caixa, produzir, vender e divulgar o seu trabalho, entre outros. Ficou curioso para saber quais são essas opções de trabalho para quem estuda? Então, vamos lá!

13 ideias para ganhar dinheiro enquanto estuda

Separamos algumas sugestões para você ganhar dinheiro enquanto estuda. Vamos ver quais são elas?

  1. Revenda de produtos

Nesse caso, o estudante pode revender roupas, acessórios, cosméticos, maquiagem, suplementos alimentares, alimentos, bijuterias, eletrônicos, entre outros.

As vendas podem ser realizadas pessoalmente ou por meio de plataformas online, e-commerce ou sites de compra e venda, como, por exemplo, o Mercado Livre.

  1. Serviços de tutorias

Nesse caso, o estudante aproveita seus conhecimentos e habilidades em determinados assuntos para auxiliar outros colegas da universidade, bem como outros estudantes que estão se preparando para vestibular, Enem, concursos públicos, entre outros. Aqui também se encaixa aulas de línguas estrangeiras como o inglês e o espanhol, orientação na elaboração de trabalhos de conclusão de curso, entre outros projetos ou trabalhos acadêmicos.

Leia também: Confira 8 dicas para passar no Enem

  1. Designer gráfico

Os estudantes que apresentam habilidades com design gráfico, web design e tecnologia da informação podem optar por prestar serviços para terceiros, relacionados com edição de imagens, programação, desenvolvimento de sites, edição de vídeo, diagramação, entre outros.

  1. Produção de conteúdo

Já os estudantes dos cursos de letras, marketing, jornalismo, publicidade e/ou áreas afins podem investir na produção de conteúdo para blogs, sites, redes sociais, e-books, vídeos, podcasts, entre outros.

Bem como podem atuar no gerenciamento de mídias sociais, tradução de textos, digitação, entre outras diversas áreas do universo do Marketing Digital.

  1. Bolsa de estudos

Nesse caso, temos as bolsas fornecidas pelas instituições de ensino em troca de prestações de sérvios internos na área administrativa.

Também existe a bolsa de pesquisa para alunos que participam dos programas de iniciação científica e monitorias em laboratórios.

Ou ainda, as bolsas de extensão fornecidas para os estudantes que participam de projetos comunitários ligados a universidade. Podemos incluir também nessa modalidade de bolsa as atividades desempenhadas em empresas juniores.

  1. Venda de doces e salgados

Essa é opção mais conhecida e mais antiga de ideia para ganhar dinheiro enquanto estuda. Nesse caso, o estudante produz e vende brigadeiros, mousses, bombons, bolo de pote, lanches, sanduíches frios, salgadinhos assados e fritos, entre outros.

Normalmente as vendas acontecem durante no início e intervalo das aulas. Ou ainda, podem negociar a revenda de seus produtos com a cantina da universidade.

  1. Artesanato

Outra opção para ganhar dinheiro enquanto estuda é a produção manual de roupa, enfeites e lembrancinhas por meio de técnicas como o crochê, tricô, cerâmica, pintura, madeira, entre outros.

Nesse caso, é importante investir na divulgação dos produtos e organizar a produção por demanda já que eles são customizados.

  1. Dog Walker

Você já ouviu falar dessa modalidade de serviço? O estudante leva para passear durante o dia os cachorros de estimação de outras pessoas que não tem tempo para essa tarefa.

Bem como podem atuar como babá dos animaizinhos enquanto os donos viajam ou trabalham. Aqueles que amam animais podem unir o útil ao agradável.

  1. Trabalhos temporários

Nesse caso, podemos incluir trabalhos de final de semana ou nas férias em bares, pizzarias, restaurantes, lojas, oficinas, fábricas, entre outros.

  1. Trabalhos na internet

Esses trabalhos incluem a criação e manutenção de blogs onde você pode ganhar dinheiro com anúncios e venda de produtos. Também pode trabalhar como afiliado em plataformas como a Hotmart, ou seja, revendedor de infoprodutos em troca de comissões pagas pelos produtores.

Ou ainda, pode tornar-se Youtuber, esse trabalho é um investimento de longo prazo, pois o estudante tem que fazer muitos vídeos até conseguir um número bom de seguidores. Quando isso acontece pode ganhar com anúncios, vídeos patrocinados e permutas com grandes marcas.

  1. Venda de produtos digitais

Você sabe o que são os infoprodutos? São produtos fabricados, vendidos e consumidos de maneira digital.

Dentre eles, podemos destacar os treinamentos em vídeo, palestras, webinars, e-books, podcasts, audiobook, imagens, aplicativos, cursos online, apostilas, treinamentos em áudio, entre outros.

Para tanto, é necessário criar o conteúdo do seu produto e encontrar pessoas que podem colaborar. É necessário também ter habilidade de escrita e design.

  1. Motorista de aplicativo

Trabalhar como motorista de aplicativo também é uma boa opção para ganhar dinheiro caso o estudante tenha carteira de motorista. Os responsáveis pelo aplicativo prestam suporte em todo o processo de cadastro do motorista facilitando assim o seu ingresso.

  1. Estágio

Por fim, temos o trabalho mais comum entre os estudantes, o estágio remunerado. Nesse caso, a empresa, a instituição de ensino e o aluno firmam um contrato de estágio por um tempo determinado.

Conclusão

Existem muitas outras opções para ganhar dinheiro enquanto estuda, é importante mencionar que esses trabalhos fornecem a porta de entrada para esses estudantes no mercado de trabalho e consequentemente um futuro emprego formal de longo prazo.

Lembre-se de vender produtos e prestar serviços com qualidade, bem como criar uma rede de relacionamento, isso ajudará muito no próximo passo da sua carreira. Há! Dedique-se aos seus estudos, pois eles também vão garantir seu futuro profissional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *