Passo a Passo do Concurso dos Correios (Tudo Revelado)

Estudo

Passo a Passo do Concurso dos Correios (Tudo Revelado)

Adriano Silva
Escrito por Adriano Silva em agosto 26, 2019
Lista VIP (Só os melhores tem acesso)

Receba Notícias, Dicas e Descontos Exclusivos... Tudo isso de forma 100% Gratuita

A expectativa para a abertura de um concurso dos Correios só aumenta entre os brasileiros. A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, ou Correios é uma instituição federal que cuida das correspondências no Brasil. Em 2019 foram anunciadas 17 privatizações de empresas, entre elas, os Correios. E o concurso vai deixar de existir?

Essa é uma das perguntas com a maior frequência por quem está se preparando. Ainda não sabemos como essa privatização vai acontecer, e nem quando. O último concurso ocorreu em 2017, e foram oferecidas 88 vagas, porém tiveram mais vagas para a área da saúde. Precisa-se de uma certa contratação de funcionários para que os serviços continuem sendo realizados com eficiência.

Não existe ainda nenhuma confirmação de concurso, porém sabemos que existem 2492 cargos vagos, entre eles: Atendimento Comercial, Carteiro, Operador de Triagem e Transbordo, Auxiliar de Enfermagem do Trabalho, Técnico em Segurança do Trabalho,  Enfermeiro do Trabalho, Engenheiro de Segurança do Trabalho e Médico do Trabalho.

A expectativa é que sejam abertas as vagas previstas. A maior abertura de vagas serão nos seguintes Estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Mato Grosso e Minais Gerais.

Antes de continuar, você sabe que para passar em qualquer concurso, inclusive o dos Correios, precisa-se de uma direção!

E é exatamente isso que o Guia Prático para Passar em Concursos Públicos vai te proporcionar.

Com ele você vai ter dicas indispensáveis para passar em qualquer concurso em 1 ano ou menos!

Sério, não fique parado, clique aqui e comece a sua jornada para ser um concursado de sucesso agora mesmo!!

Agora, vamos para o conteúdo!

Etapas do concurso

A seleção do concurso é feita a partir de uma prova objetiva de conhecimentos básicos.

O concurso é divido em apenas uma etapa com 50 questões de múltipla escolha das seguintes disciplinas: língua portuguesa, raciocínio lógico e matemática, noções de informática, conhecimentos específicos e legislação aplicada aos correios. Levando em consideração que os aprovados a Carteiro e Operador de Triagem e Transbordo passam por um teste de esforço e um exame médico.

Benefícios

Alguns benefícios de trabalhar nos Correios são: Vale alimentação, plano de saúde e odontológico (inclusão de dependentes legais), auxílio creche e plano de previdência.

Carga horária

A carga horário de trabalho exigida são de 44 horas semanais de segunda à sábado, porém pode variar dependendo do cargo ocupado.

Cargos como Auxiliar de Enfermagem e Técnico em segurança do trabalho são exigidas 8 horas de trabalho diários, e 220 horas mensais.

Já Enfermeiros e Engenheiros de Segurança do Trabalho, são exigidas 6 horas diárias 180 horas mensais.

Médicos do Trabalho, trabalham apenas 4 horas diárias e 120 horas semanais.

Em 2011, o concurso recebeu mais de 22 mil inscrições, e o cargo mais disputado foi o de Técnico em Segurança do Trabalho.

 Remunerações

Auxiliar de Enfermagem: É exigido o ensino médio e o curso técnico de auxiliar. A remuneração inicial é de 1.876,43.

Técnico de Segurança do Trabalho: É exigido o ensino médio e o curso técnico em Segurança do Trabalho. A remuneração inicial é de 2.534,14.

Enfermeiro do Trabalho: É exigido a graduação na área e a especialização. A remuneração inicial é de 4.689,13.

Engenheiro de Segurança do Trabalho: É exigido graduação em Arquitetura ou Engenheira, precisa-se de especialização na área de trabalho. A remuneração inicial é de 4.903,05.

Médico do Trabalho: É exigido a graduação em Medicina, e especialização na área do trabalho. A remuneração inicial é de 4.903,05.

Como estudar para um concurso dos Correios?

Como ainda não tem nenhuma previsão de quando será aberto o concurso, para quem está se preparando a minha dica é que monte um plano de estudos ou ciclo de estudos baseado nos concursos antigos, e faça simulados para treinar e ajudar na concentração.

Os cargos de nível médio são os mais procurados: Atendente Comercial, Operador de Triagem e Transbordo e Carteiro.

Nas disciplinas Língua Portuguesa e Matemática não são previstas alterações. Alguns cargos tem disciplinas especificas, isso você descobre no edital.  O conteúdo é bem simples, e você pode se preparar melhor. Estude as disciplinas exigidas, e se dedique.

E aí,

Comentá aí o que você achou desse artigo!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *