A Verdade Sobre Passar No Enem Que Não Te Contaram

Se você está no final do seu Ensino Médio ou planejando entrar em uma universidade pública, certamente você quer saber como passar no Enem com boas notas para garantir sua vaga no tão sonhado curso universitário, não é mesmo? Mas não se engane: passar no Enem não é fácil!

É um processo que exige muito estudo e determinação. No entanto, não precisa se desesperar, pois vamos mostrar algumas dicas descomplicar a sua vida e garantir que você passe na prova.

Confira a seguir cada uma delas e tenha um desempenho incrível no Enem.

Conheça o edital

Antes de mais nada, você deve saber o que será cobrado em cada uma das provas do enem. Por isso, pegue o edital da prova e estude atentamente seus tópicos. Uma dica é fazer uma lista com todos os assuntos e ir riscando à medida que eles vão sendo estudados.

 

Clique aqui e saiba mais

Não perca a inscrição

Parece bobeira mencionar, mas é importante lembrar que sem fazer a inscrição do Enem corretamente, você não poderá fazer a prova. Por isso, logo no início do ano já esteja atento aos prazos de inscrições e às taxas que você deverá pagar. Se você não sabe como se inscrever no Enem, fique tranquilo, pois é super simples e você terá todas as informações ao acessar a página do Enem.

não perca o dia da inscrição

Crie um plano de estudos

Estudar sem organização só fará você perder tempo. Se você quer realmente passar no Enem, é preciso criar um plano detalhado descrevendo o que você irá estudar em cada semana da sua preparação pro Enem. Isso ajudará a diminuir a ansiedade da prova e não deixará você com conteúdo demais para estudar no fim do ano.

Leia bastante

A leitura é uma ótima ferramenta para estudar pro Enem. Isso porque ela ajudará você, não só a acertar mais questões de atualidades e Língua Portuguesa, mas melhorará suas habilidades de escrita e fará com que você produza melhores textos de Redação.

Pratique com simulados

Uma das melhores ferramentas para passar no Enem com boas notas é praticar sempre com simulados. Assim, você já sabe exatamente como será seu desempenho nas provas e fica mais confiante na hora de fazer o Enem.

Para melhorar ainda mais suas chances, faça a prova marcando o tempo e sem interrupções, do mesmo jeito que a prova, dessa maneira você se acostuma com a dinâmica do Enem e fica mais tranquilo na hora da prova.

Escreva bastante

Treinar a para a prova de Redação é tão importante quanto fazer simulados. Isso porque boa parte do peso da sua nota estará nessa parte da prova. Por isso, escreva bastante semanalmente. Utilize o modelo de redação do Enem e redija textos sobre temas que estão em alta. Assim como os simulados, delimite alguns minutos para escrever sua redação e tente sempre melhorá-lo ao passar do tempo.

treine sua escrita

Descanse bastante na véspera da prova

Não adianta querer fazer uma mega revisão no dia antes da prova, isso não será benéfico para você passar no Enem! O melhor é ir se preparando aos poucos e quando chegar o dia da prova você estará pronto para mostrar tudo que você aprendeu.

Para isso, durma bem na véspera da prova e tente relaxar bastante seu corpo e mente. Assim, seu cérebro consegue trabalhar melhor no dia seguinte e você não ficará tão cansado por passar tantas horas sentado escrevendo.

 

Mais detalhes…

Não chegue atrasado!

Não adianta nada se preparar o ano todo, estudar todas as matérias e ler bastante se você perde a prova, não é? Por isso, chegue com muita antecedência para não correr o risco de algum imprevisto acontecer e você perder a prova mais importante do ano!

Por isso, assim que receber o seu local de prova, planeje a rota mais rápida até o local e veja quanto tempo irá levar até lá. Depois de calcular isso, adicione ao menos 30 minutos extras para você não correr nenhum risco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *